Por que fazemos o que fazemos?
Título: Por que fazemos o que fazemos?
Autor: Mario Sergio Cortella
Editora: Planeta
Páginas: 176
Ano de lançamento: 2016
Comprar na Amazon
Sinopse do livro Por que fazemos o que fazemos?
Bateu aquela preguiça de ir para o escritório na segunda-feira? A falta de tempo virou uma constante? A rotina está tirando o prazer no dia a dia? Anda em dúvida sobre qual é o real objetivo de sua vida?
O filósofo e escritor Mario Sergio Cortella desvenda em Por que fazemos o que fazemos? as principais preocupações com relação ao trabalho. Dividido em vinte capítulos, ele aborda questões como a importância de ter uma vida com propósito, a motivação em tempos difíceis, os valores e a lealdade a si e ao seu emprego.
O livro é um verdadeiro manual para todo mundo que tem uma carreira mas vive se questionando sobre o presente e o futuro. Recheado de ensinamentos como ‘Paciência na turbulência, sabedoria na travessia’, é uma obra fundamental para quem sonha com realização profissional sem abrir mão da vida pessoal.
Sobre o autor
Mario Sergio Cortella é filósofo e escritor, com mestrado e doutorado em Educação e professor titular da PUC-SP, com docência e pesquisa na Pós-Graduação em Educação. Foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo (1991-1992), tendo antes sido Assessor Especial e Chefe de Gabinete do prof. Paulo Freire. É comentarista da Rádio CBN nos programas Academia CBN e Escola da Vida.
Frases do livro Por que fazemos o que fazemos?
Não credito, de maneira alguma, que a pessoa que sofra demais com a chegada da segunda-feira esteja apenas cansada. Na verdade, ela não está se encontrando naquilo que faz, precisa rever os propósitos que tem para aquilo que está fazendo.
♥
Seja na relação afetiva, seja na relação de trabalho, você é distraído quando é capturado pela monotonia. Por isso, a monotonia é o principal adversário da motivação.
♥
Motivação é uma atitude interna. Quais são as minhas razões para fazer o que faço? A resposta revelará a fonte da minha motivação.
♥
Uma pessoa motivada faz algo decisivo: ela procura excelência. A expressão latina excellens significa “aquilo que ultrapassa”, “aquilo que vai além”.
♥
Quem está motivado faz mais do que a obrigação, isto é, tem a obrigação como ponto de partida e não de chegada.
♥
Por isso, um conceito-chave nessa percepção é: quem tem um motivo que o impulsione consegue atingir a excelência.
♥
A principal causa da desmotivação é a ausência de reconhecimento. Quando o profissional não é objeto de gratidão pelo que faz.
♥
Em relação a qualquer coisa que se faça, a melhor razão é porque eu quero e não porque eu preciso.
♥
Steve Jobs dizia “que a única maneira de fazer um excelente trabalho é amar o que você faz”. Sim, no entanto é mais fácil procurar gostar daquilo que se faz do que fazer o que gosta.
♥
“Há três caminhos para o fracasso: não ensinar o que se sabe; não praticar o que se ensina; não perguntar o que se ignora”.