Roube Como Um Artista: Livro de Austin Kleon – Guia Criativo

Austin Kleon

“Roube como um Artista” (Steal Like an Artist) é um best-seller escrito por Austin Kleon, publicado em 2012. Este livro se tornou uma leitura indispensável para criativos de todas as áreas, oferecendo conselhos práticos e inspiradores sobre como desbloquear sua criatividade e fazer arte original. Com uma abordagem direta e acessível, Kleon nos lembra que a criatividade não surge do nada, mas é o resultado de influências, inspiração e prática contínua.

Sinopse de Roube como um artista

“Roube como um Artista” é um manifesto que celebra a criatividade e a originalidade de uma maneira única. Ao invés de perpetuar o mito do “gênio criativo”, Kleon defende que todas as ideias são influenciadas por outras e que o verdadeiro segredo da criatividade é saber como se inspirar nas ideias dos outros e transformá-las em algo novo. O livro é dividido em 10 princípios que ajudam a orientar os leitores a liberar sua própria criatividade.

Os 10 Princípios de Roube como um artista

1. Roube como um artista

Kleon argumenta que nada é completamente original. Tudo é derivado de algo que veio antes. Ele encoraja os leitores a se inspirarem em várias fontes e a “roubarem” ideias que possam ser transformadas em algo novo e pessoal.

2. Não espere até saber quem você é para começar

A ação precede a identidade. Comece a criar agora, e você descobrirá sua própria voz e estilo ao longo do caminho.

3. Escreva o livro que você quer ler

Crie aquilo que você gostaria de ver no mundo. Se você sente falta de algo, há uma boa chance de que outras pessoas também sintam.

4. Use suas mãos

Trabalhar manualmente pode desbloquear novas formas de pensar. Kleon recomenda combinar trabalho digital e analógico para estimular a criatividade.

5. Projetos paralelos e passatempos são importantes

Mantenha projetos paralelos e hobbies. Eles podem fornecer novas ideias e perspectivas para o seu trabalho principal.

6. O segredo: faça um bom trabalho e compartilhe

A melhor maneira de atrair atenção para o seu trabalho é fazendo algo de qualidade e compartilhando-o com os outros. Use as redes sociais para mostrar suas criações e conectar-se com outros criativos.

7. A geografia não manda mais no show

Com a internet, você pode encontrar inspiração e se conectar com outros criativos de qualquer lugar do mundo. Sua localização física não precisa limitar suas possibilidades.

Construa uma rede de apoio. Seja gentil e generoso com os outros. Ajudar os outros pode abrir portas para você também.

9. Seja chato (é a única maneira de fazer trabalho)

Para ser criativo, você também precisa de disciplina. Organize seu tempo e espaço de maneira que permita a produtividade.

10. Criatividade é Subtração

Imponha restrições a si mesmo. Às vezes, menos é mais, e trabalhar com limitações pode inspirar inovação.

Estilo de Escrita

Austin Kleon escreve de maneira clara, direta e envolvente. Seu estilo é acessível, com muitos exemplos práticos e ilustrações que complementam seus pontos. O livro é visualmente atraente, com uma diagramação que facilita a leitura e torna os conceitos mais memoráveis. Kleon utiliza uma abordagem amigável e motivacional, fazendo com que o leitor se sinta capaz de adotar e aplicar suas ideias.

Impacto e Recepção

Desde seu lançamento, “Roube como um Artista” recebeu aclamação da crítica e do público. O livro se tornou um best-seller e é frequentemente recomendado por criativos de todas as áreas, incluindo escritores, artistas visuais, músicos e designers. Ele é valorizado por sua abordagem prática e inspiradora, que ajuda os leitores a superar bloqueios criativos e a encontrar novas formas de expressar suas ideias.

Conclusão

“Roube como um Artista” de Austin Kleon é um guia essencial para qualquer pessoa interessada em explorar sua criatividade. Com conselhos práticos e uma perspectiva motivacional, Kleon oferece ferramentas valiosas para transformar ideias em arte original. Se você está procurando maneiras de desbloquear sua criatividade e se inspirar no mundo ao seu redor, este livro é uma leitura obrigatória.


Recomendações de Leitura

Se você gostou de “Roube como um Artista”, outras leituras recomendadas incluem “Mostre Seu Trabalho!” também de Austin Kleon, que oferece dicas sobre como compartilhar suas criações com o mundo, e “Grande Magia” de Elizabeth Gilbert, que explora a criatividade de uma perspectiva mais espiritual e emocional. Ambos os livros complementam as ideias de Kleon e oferecem novas formas de pensar sobre o processo criativo.


Roube como um artista

Título: Roube como um artista
Autor: Austin Kleon
Editora: Rocco
Páginas: 156
Ano de lançamento: 2013

Comprar na Amazon


Frases do livro Roube como um artista

“Tudo que precisa ser dito já foi dito. Mas, já que ninguém estava ouvindo, é preciso dizer outra vez.”

O melhor conselho que tenho a dar não é que você escreva sobre o que você conhece, é que escreva o que gosta. Escreva o tipo de história de que você mais gosta escreva a história que você quer ler. O mesmo princípio se aplica à sua vida e carreira: Sempre que estiver perdido sobre o que fazer em seguida, pergunta-se: “O que faria disso uma história melhor?”

O manifesto é esse: Desenhe a arte que você quer ver, comece o negócio que quer gerir, toque a música que quer ouvir, escreva os livros que quer ler, crie os produtos que quer usar faça o trabalho que você quer ver pronto.

Reserve tempo para se distrair. Perca-se. Sonhe. Nunca se sabe aonde isso vai dar.

Seu cérebro fica confortável demais no cotidiano que o cerca. Você precisa deixá-lo desconfortável. Precisa passar algum tempo em outra terra, entre pessoas que fazem coisas de uma maneira diferente da sua. Viajar faz o mundo parecer novo, e quando o mundo parece novo, nosso cérebro trabalha com mais empenho.

Se você alguma vez perceber que é a pessoa mais talentosa na sala, está na hora de achar outro lugar para você.

Estabelecer e manter uma rotina pode ser ainda mais importante do que ter muito tempo.

Nessa era de abundância e sobrecarga de informação, aqueles que estarão à frente serão aqueles que souberem o que deixar de fora, para assim poderem se concentrar no que é realmente importante. Nada é mais paralisante do que a ideia de possibilidades ilimitadas. A ideia de que você pode fazer qualquer coisa é apavorante.

Não invente desculpas para não trabalhar faça coisas com o tempo, o espaço e os materiais que você tem, agora mesmo.


Leia também: Edgar Allan Poe: 5 obras incríveis de Edgar Allan Poe

bilheteslivros
Logo