Livros de Romance: 10 obras que você deve conhecer!

O romance é um gênero literário que encanta leitores de todas as idades e perfis. Com tramas envolventes, personagens cativantes e emoções à flor da pele, os livros de romance têm o poder de nos transportar para universos paralelos e nos fazer sonhar. Se você é fã desse gênero ou está em busca de boas recomendações, confira a seguir uma lista com 10 obras imperdíveis que vão mexer com o seu coração:

1- Orgulho e Preconceito

Livros de Romance

Um romance icônico que conquistou milhões de leitores em todo o mundo.

Com sua habilidade ímpar em retratar a sociedade de sua época, Jane Austen nos leva a uma viagem inesquecível por um mundo de intrigas, fofocas e amor. Sua escrita brilhante nos presenteia com personagens cativantes, como a forte e independente Elizabeth Bennet, que se vê dividida entre seus sentimentos pelo rico e orgulhoso sr. Darcy e pelo charmoso militar Wickham.

Orgulho e preconceito nos mostra a importância de olhar além das aparências e entender que nossos julgamentos podem estar equivocados.

Título: Orgulho e preconceito 
Autora: Jane Austen
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 368
Ano de lançamento: 2023

Comprar na Amazon

Capa dura


2- Como eu era antes de você

Livros de Romance

Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.

Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.

Como eu era antes de você é uma história de amor e uma história de família, mas acima de tudo é uma história sobre a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.

Título: Como eu era antes de você
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Páginas: 490
Ano de lançamento: 2013

Comprar na Amazon


3- A culpa é das estrelas

Hazel é uma paciente terminal. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante ― o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos ―, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico.

Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.

Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar.

Título: A culpa é das estrelas
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Páginas: 288
Ano de lançamento: 2014

Comprar na Amazon


4- O morro dos ventos uivantes

Único romance da escritora inglesa Emily Brontë, O morro dos ventos uivantes retrata uma trágica história de amor e obsessão em que os personagens principais são a obstinada e geniosa Catherine Earnshaw e seu irmão adotivo, Heathcliff. Grosseiro, humilhado e rejeitado, ele guarda apenas rancor no coração, mas tem com Catherine um relacionamento marcado por amor e ódio.

Título: O morro dos ventos uivantes
Autora: Emily Brontë
Editora: Principis
Páginas: 368
Ano de lançamento: 2019

Comprar na Amazon


5- Anna Kariênina

“Toda a diversidade, todo o encanto, toda a beleza da vida é feita de sombra e de luz”, escreve Liev Tolstói no romance que Fiódor Dostoiévski definiu como “impecável”. Publicado originalmente em forma de fascículos entre 1875 e 1877, antes de finalmente ganhar corpo de livro em 1877, Anna Kariênina continua a causar espanto. Como pode uma obra de arte se parecer tanto com a vida? Com absoluta maestria, Tolstói conduz o leitor por um salão repleto de música, perfumes, vestidos de renda, num ambiente de imagens vívidas e quase palpáveis que têm como pano de fundo a Rússia czarista. Nessa galeria de personagens excessivamente humanos, ninguém está inteiramente a salvo de julgamento: não há heróis, tampouco fracassados, e sim pessoas complexas, ambíguas, que não se restringem a fórmulas prontas. Religião, família, política e classe social são postas à prova no trágico percurso traçado por uma aristocrata casada que, ao se envolver em um caso extraconjugal, experimenta as virtudes e as agruras de um amor profundamente conflituoso, “feito de sombra e de luz”.

Título: Anna Kariênina
Autor: Liev Tolstoi
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 808
Ano de lançamento: 2017

Comprar na Amazon


6- Me chame pelo seu nome

A casa onde Elio passa os verões é um verdadeiro paraíso na costa italiana, parada certa de amigos, vizinhos, artistas e intelectuais de todos os lugares. Filho de um importante professor universitário, o jovem está bastante acostumado à rotina de, a cada verão, hospedar por seis semanas na villa da família um novo escritor que, em troca da boa acolhida, ajuda seu pai com correspondências e papeladas. Uma cobiçada residência literária que já atraiu muitos nomes, mas nenhum deles como Oliver.

Elio imediatamente, e sem perceber, se encanta pelo americano de vinte e quatro anos, espontâneo e atraente, que aproveita a temporada para trabalhar em seu manuscrito sobre Heráclito e, sobretudo, desfrutar do verão mediterrâneo. Da antipatia impaciente que parece atravessar o convívio inicial dos dois surge uma paixão que só aumenta à medida que o instável e desconhecido terreno que os separa vai sendo vencido. Uma experiência inesquecível, que os marcará para o resto da vida.

Com rara sensibilidade, André Aciman constrói uma viva e sincera elegia à paixão, em um romance no qual se reconhecem as mais delicadas e brutais emoções da juventude. Uma narrativa magnética, inquieta e profundamente tocante.

Título: Me chame pelo seu nome
Autor: André Aciman
Editora: Intrínseca
Páginas: 288
Ano de lançamento: 2018

Comprar na Amazon


7- O amor nos tempos do cólera

Gabriel García Márquez traça a história de uma paixão profunda que foi proibída durante meio século. Embora nunca pareça estar devidamente contido, o amor flui através do romance de mil maneiras: alegre, melancólico, enriquecedor e sempre surpreendente. Emocionante,  O amor nos tempos do cólera é definitivamente um dos livros mais importantes do século.

Título: O amor nos tempos do cólera
Autor: Gabriel García Márquez
Editora: Record
Páginas: 432
Ano de lançamento: 1986

Comprar na Amazon


8- Persuasão

Anne Elliott e uma jovem de família renomada que se apaixona por Frederick Wentworth, um humilde funcionário da Marinha. Por conta da posição social do rapaz, Anne é convencida a romper o relacionamento. Após alguns anos, ele retorna a cidade de Bath, agora como um capitão que alcançou respeito e prestígio. A moça percebe que nunca deixou de amar Frederick, porém, agora terá que disputá-lo com Louise Musgrove, sua vizinha e amiga.

Título: Persuasão
Autora: Jane Austen
Editora: Principis
Páginas: 240 
Ano de lançamento: 2019

Comprar na Amazon


9- Meu Romeu

Um romance sexy que conquistou mais de 2 milhões de fãs antes de ser publicado

Cassie está prestes a realizar o grande sonho: estrelar um espetáculo na Broadway. O que ela não esperava era ter que enfrentar o reencontro com o ex-namorado, um ator talentoso e cheio de fãs, com quem ela tem um passado complicado e uma atração irresistível. Decidida a superar o passado e agarrar a oportunidade de se tornar uma estrela, Cassie aceita atuar uma montagem contemporânea de Romeu e Julieta ao lado de Ethan. No entanto, o reencontro não será tão simples.

Aquele sujeito arrogante, que fazia de tudo para não reconhecer seus sentimentos, diz estar arrependido e continua extremamente sexy. Só que depois ter sofrido até demais por causa dele, Cassie tem medo de se entregar a esse novo Ethan e se magoar novamente. À medida que os ensaios avançam, a atração sexual cresce e ela precisará tomar uma decisão: será capaz de sustentar o plano de esquecer aquele amor ou deve atender aos seus desejos e apagar a dor do passado?

Meu Romeu é uma história de amor cheia de desencontros nos quais os personagens precisam lidar com suas inseguranças e desejos.

Título: Meu Romeu
Autora: Leisa Rayven
Editora: Alt
Páginas: 408
Ano de lançamento: 2015

Comprar na Amazon


10- Eleanor & Park

Uma das maiores obras da literatura jovem contemporânea em nova edição.

Eleanor é nova na cidade. Com roupas inusitadas, cachos ruivos indomáveis e uma família problemática, ela sente que nunca vai conseguir se encaixar.
Park senta sozinho no ônibus da escola. Sempre de camiseta preta, fones de ouvido e a cabeça enfiada num livro, acha que consegue passar despercebido.
Mas não para Eleanor.
Aos poucos, entre fitas cassetes gravadas, pilhas de histórias em quadrinhos e conversas até tarde da noite, Eleanor e Park se apaixonam.
Narrada durante o ano letivo de 1986, essa é a história de dois jovens de dezesseis anos que, mesmo sabendo que o primeiro amor quase nunca é para sempre, têm coragem e esperança suficientes para tentar.

Título: Eleanor & Park
Autora: Rainbow Rowell
Editora: Seguinte
Páginas: 360
Ano de lançamento: 2020

Comprar na Amazon


Essas são apenas algumas sugestões de livros de romance que vão mexer com as suas emoções e te fazer suspirar. Aproveite para se perder nas páginas dessas obras e embarcar em aventuras românticas inesquecíveis!

Leia também: As melhores frases do livro O guia para (não) namorar de Josh e Hazel

bilheteslivros
Logo