Livros de Ficção Científica

O Fascinante Universo dos Livros de Ficção Científica

Os livros de ficção científica têm o poder de nos transportar para universos distantes, nos desafiando a imaginar realidades alternativas e a refletir sobre questões profundas. Com narrativas que misturam ciência, tecnologia e especulação, esse gênero literário cativa leitores de todas as idades ao redor do mundo.

Em um livro de ficção científica, podemos nos deparar com civilizações alienígenas, viagens no tempo, distopias futurísticas e avanços científicos surpreendentes. Autores renomados como Isaac Asimov, Philip K. Dick, Ursula K. Le Guin e Arthur C. Clarke são mestres em criar mundos complexos e personagens cativantes que nos fazem questionar o presente e imaginar o futuro.

Além de entreter, os livros de ficção científica muitas vezes abordam temas relevantes, como ética, inteligência artificial, exploração espacial e o impacto da tecnologia na sociedade. Eles nos convidam a refletir sobre o que significa ser humano, nossos limites e possibilidades, e como nossas escolhas podem moldar o destino da humanidade.

Seja você um entusiasta da ciência ou um amante de boas histórias, os livros de ficção científica oferecem uma jornada emocionante e intelectualmente estimulante. Permita-se explorar novos horizontes, desafiar sua imaginação e mergulhar em um universo de possibilidades infinitas. Afinal, como disse Arthur C. Clarke, “A única maneira de descobrir os limites do possível é aventurar-se um pouco além deles, para o impossível”.

Top 10 Livros de Ficção Científica que recomendamos para 2024

1O problema dos três corpos

China, final dos anos 1960. Enquanto o país inteiro está sendo devastado pela violência da Revolução Cultural, um pequeno grupo de astrofísicos, militares e engenheiros começa um projeto ultrassecreto envolvendo ondas sonoras e seres extraterrestres. Uma decisão tomada por um desses cientistas mudará para sempre o destino da humanidade e, cinquenta anos depois, uma civilização alienígena a beira do colapso planeja uma invasão. O problema dos três corpos é uma crônica da marcha humana em direção aos confins do universo. Uma clássica história de ficção científica, no melhor estilo de Arthur C. Clarke. Um jogo envolvente em que a humanidade tem tudo a perder.

Título: O problema dos três corpos
Autor: Cixin Liu
Editora: Suma
Páginas: 320
Ano de lançamento: 2016

Comprar na Amazon


2- Duna: livro 1

Uma estonteante mistura de aventura e misticismo, ecologia e política, este romance ganhador dos prêmios Hugo e Nebula deu início a uma das mais épicas histórias de toda a ficção científica. Duna é um triunfo da imaginação, que influenciará a literatura para sempre. Esta edição inédita, com introdução de Neil Gaiman, apresenta ao leitor o universo fantástico criado por Herbert e que será adaptado ao cinema por Denis Villeneuve, diretor de A chegada e de Blade Runner 2049.

Título: Duna
Autor: Frank Herbert
Editora: Aleph
Páginas: 680
Ano de lançamento: 2017

Comprar na Amazon


3- O Guia do Mochileiro das Galáxias

Arthur Dent já estava tendo um dia péssimo antes mesmo de a Terra ser demolida para abrir espaço para uma via expressa hiperespacial.

E depois disso as coisas ficaram muito, muito piores.

Com apenas uma toalha, um peixinho amarelo e um livro, Arthur vai ser obrigado a navegar por um universo hostil na companhia de alienígenas pouco confiáveis e viver as mais estranhas aventuras. Sua sorte é que o livro em questão é O Guia do Mochileiro das Galáxias

Título: O Guia do Mochileiro das Galáxias
Autor: Douglas Adams
Editora: Arqueiro
Páginas: 320
Ano de lançamento: 2021

Comprar na Amazon


4- Blade Runner

No romance, o planeta Terra foi devastado por uma guerra atômica e grande parte da população sobrevivente emigrou para os mundos-colônias, fugindo da poeira radioativa que extinguiu inúmeras espécies de animais e de plantas. Toda criatura viva se torna, então, um objeto de desejo para aqueles que permaneceram, mas esse é um privilégio de poucos. Para a maioria que não pode pagar por um espécime autêntico, empresas começam a desenvolver réplicas eletrônicas e incrivelmente realistas de pássaros, gatos, ovelhas… e até mesmo de seres humanos.

Rick Deckard é um caçador de recompensas. Seu trabalho: eliminar androides que vivem ilegalmente na Terra. Seu sonho de consumo: substituir sua ovelha de estimação elétrica por um animal de verdade. A grande chance aparece ao ser designado para perseguir seis androides fugitivos de Marte. É quando Rick percebe que a linha que separa humanos e androides não é tão nítida como acreditava.

Título: Blade Runner
Autor: Philip K. Dick
Editora: Aleph
Páginas: 288
Ano de lançamento: 2019

Comprar na Amazon


5- Guerra do Velho

A humanidade finalmente chegou à era das viagens interestelares. A má notícia é que há poucos planetas habitáveis disponíveis – e muitos alienígenas lutando por eles. Para proteger a Terra e também conquistar novos territórios, a raça humana conta com tecnologias inovadoras e com a habilidade e a disposição das FCD – Forças Coloniais de Defesa. Mas, para se alistar, é necessário ter mais de 75 anos. John Perry vai aceitar esse desafio, e ele tem apenas uma vaga ideia do que pode esperar.

Título: Guerra do Velho
Autor: John Scalzi
Editora: Aleph
Páginas: 368
Ano de lançamento: 2016

Comprar na Amazon


6- Neuromancer

No futuro, existe a matrix. Uma espécie de alucinação coletiva digital na qual a humanidade se conecta para, virtualmente, saber de tudo sobre tudo. Mas há uma elite que navega por essa grande rede de informação – os cowboys. Case era um deles, até o dia em que tentou ser mais esperto do que os seus patrões. Que fritaram suas conexões com o ciberespaço, tornando-o um pária entre os seus iguais. Ele vaga pelos subúrbios de Tóquio, mais envolvido do que nunca em destruir a si próprio, até ser contatado por Molly, uma bela e perigosa mulher que, assim como ele, desconfia de tudo e de todos. Os dois acabam se envolvendo numa missão cheia de mistérios e perigos.

Título: Neuromancer
Autor: William Gibson
Editora: Aleph
Páginas: 320
Ano de lançamento: 2016

Comprar na Amazon


7- Flores Para Algernon

Com excesso de erros no início do romance, os relatos de Charlie revelam sua condição limitada, consequência de uma grave deficiência intelectual, que ao menos o mantém protegido dentro de um “mundo” particular – indiferente às gozações dos colegas de trabalho e intocado por tragédias familiares. Porém, ao participar de uma cirurgia revolucionária que aumenta o seu QI, ele não apenas se torna mais inteligente que os próprios médicos que o operaram, como também vira testemunha de uma nova realidade: ácida, crua e problemática. Se o conhecimento é uma benção, Daniel Keyes constrói um personagem complexo e intrigante, que questiona essa sorte e reflete sobre suas relações sociais e a própria existência. E tudo isso ao lado de Algernon, seu rato de estimação e a primeira cobaia bem-sucedida no processo cirúrgico.

Título: Flores Para Algernon
Autor: Daniel Keyes
Editora: Aleph
Páginas: 288
Ano de lançamento: 2018

Comprar na Amazon


8- Snow Crash

Em um futuro distópico, os Estados Unidos como o conhecemos não existe mais. Após o colapso do governo, o país se dividiu em cidades-estado controladas por corporações privadas, mafiosos e mercenários de todo tipo. Para escapar desse mundo de caos, as pessoas passam a maior parte do tempo no Metaverso, uma realidade virtual onde vivem como avatares.
Hiro Protagonist é hacker e trabalha para uma organização mafiosa como entregador de pizza, mas, no Metaverso, é um príncipe samurai. Quando surge um novo e misterioso vírus chamado Snow Crash, que ameaça tanto o mundo físico quanto o cibernético, Hiro parte em uma jornada virtual para encontrá-lo e destruí-lo.

Título: Snow Crash
Autor: Neal Stephenson
Editora: Aleph
Páginas: 552
Ano de lançamento: 2022

Comprar na Amazon


9- Eu, Robô

Um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, Eu, Robô, escrito pelo Bom Doutor, Isaac Asimov foi publicado originalmente em 1950. O livro serviu como base para o roteiro do filme homônimo, no qual Will Smith interpreta o protagonista, o detetive Del Spooner. Porém, a obra é bastante diferente da história apresentada nas telonas. Eu, Robô é um conjunto de nove contos que relatam a evolução dos autômatos através do tempo. É neste livro que são apresentadas as célebres Três Leis da Robótica: os princípios que regem o comportamento dos robôs e que mudaram definitivamente a percepção que se tem sobre eles na própria ciência. Eu, Robô inicia-se com uma entrevista com a Dra. Susan Calvin, uma psicóloga roboticista da U.S Robots & Mechanical. Ela é o fio condutor da obra, responsável por contar os relatos de seu trabalho e também da evolução dos autômatos. Algumas histórias são mais leves e emocionantes como Robbie, o robô baba, outras, como Razão, levam o leitor a refletir sobre religião e até sobre sua condição humana. A edição traz um posfácio escrito pelo próprio autor sobre sua história de amor com os robôs, tão comuns em sua obra.

Título: Eu, Robô
Autor: Isaac Asimov
Editora: Aleph
Páginas: 320
Ano de lançamento: 2014

Comprar na Amazon


10- Metrópolis

Na cidade futurística de Metrópolis, a população divide-se em dois andares. No primeiro, uma elite dominante desfruta dos prazeres da vida; no segundo, subterrâneo, os trabalhadores lutam para sobreviver. Quando Freder, o filho do Senhor da grande Metrópolis e habitante do primeiro andar, se apaixona por Maria, da cidade subterrânea, começa a conhecer melhor as condições às quais os trabalhadores são submetidos. Uma revolta começa a surgir entre os operários, e só o que faltava para uma revolução era uma líder. Quando ela surge, nada pode conter a fúria dos oprimidos.

Título: Metrópolis
Autora: Thea Von Harbou
Editora: Aleph
Páginas: 416
Ano de lançamento: 2019

Comprar na Amazon


Prepare-se para embarcar em jornadas extraordinárias, desvendar mistérios cósmicos e questionar os limites da tecnologia e da humanidade com essas obras-primas da ficção científica. Qual destes livros você vai explorar primeiro? Aventure-se e deixe-se surpreender pela vastidão do universo da ficção científica!

Leia também: Descubra os segredos por trás de “Mentirosos” de E. Lockhart

bilheteslivros
Logo