Emma

Título: Emma
Autora: Jane Austen
Editora: Antofágica
Páginas: 560
Ano de lançamento: 2023

Comprar na Amazon


Sinopse do livro Emma

Uma jovem bonita, rica e inteligente – sua vida seria livre de problemas, não fossem os que ela mesma cria.

Emma Woodhouse não pretende se casar jamais, mas isso não a impede de interferir na vida amorosa dos que estão ao seu redor. Ela se considera altruísta por ajudar os amigos a conseguir bons casamentos – afinal, a sociedade inglesa do século XIX se sustenta sobre bailes, passeios de carruagem e matrimônio. Mas, apesar das boas intenções da protagonista, há quem desconfie de seus talentos como casamenteira.

Neste romance, Jane Austen mira seu olhar afiado sobre os costumes ingleses para tecer uma história de desencontros amorosos e crítica social. Emma, sua protagonista, tem a profundidade de uma pessoa real, um retrato de sua época e lugar, com nuances e um amadurecimento que, independente de como julgamos seus atos, cativam o leitor da primeira à última página.

A edição da Antofágica é ilustrada por Brunna Mancuso e conta com apresentação da atriz e cantora Sophia Abrahão. Doutora em Estudos Literários (USP), Renata Colasante nos fornece um panorama da vida e da obra de Jane Austen, e Marcela Soalheiro Cruz, doutora em Comunicação Social (PUC-Rio), esmiúça as influências da autora na cultura pop. Lorena Portela, escritora, expõe os pontos de contato entre Emma e personagens contemporâneas – da tevê à vida real. 

Jane Austen nasceu na Inglaterra em 1775, e foi uma romancista cujas obras de ficção, ambientadas entre a nobreza e a vida no campo, lhe renderam o lugar de uma das escritoras mais lidas da literatura inglesa. O realismo e os comentários sociais mordazes da autora cimentaram sua importância histórica entre estudiosos e críticos. O primeiro romance, Lady Susan, foi publicado quando ela contava 19 anos. Aos 20, começou a escrever a primeira versão de Razão e sensibilidade que, ao lado de Emma e Orgulho e preconceito, são os livros mais festejados da autora. Faleceu em Winchester, Reino Unido, aos 41 anos de idade.

Emma
Jane Austen

Frases do livro Emma

Emma Woodhouse, bela, inteligente e rica, com um lar confortável e um temperamento alegre, parecia combinar algumas das melhores bênçãos da existência, e vivera quase vinte e um anos no mundo com muito pouco que a angustiasse ou aborrecesse.

De fato, as verdadeiras desvantagens da situação de Emma eram o excesso de liberdade para seguir os próprios desígnios e uma tendência a pensar bem demais de si mesma.

Achei que fosse mais sagaz, pois, confie em mim, um palpite de sorte nunca é mera sorte. Há sempre talento envolvido.

 — Ah! Certamente  — exclamou Emma  —, é sempre incompreensível para um homem que uma mulher rejeite qualquer proposta de casamento. Os homens sempre imaginavam que uma mulher estará preparada a aceitar o primeiro que pedir sua mão.

Não importa, Harriet, pois não serei uma solteirona pobre, e é apenas a pobreza que torna o celibato desprezível a um público generoso.

Há pessoas que, quanto mais se faz por elas, menos fazem por si mesmas.

 — Há uma coisa, Emma, que um homem sempre pode escolher fazer: o seu dever. Não por meio de manobras e estratagemas, mas com vigor e resolução.

O respeito pela conduta correta é sentido por todos. Se ele agisse dessa maneira, guiado por princípios, de modo consistente e regular, a mente pequena deles se curvaria à sua vontade.

Não sei se é certo, mas certamente atos tolos deixam de ser tolos se feitos por pessoas sensatas de um modo franco. A maldade é sempre maldade, mas a insensatez nem sempre é insensatez. Depende do caráter dos que a realizam.

bilheteslivros
Logo